top of page

Conheça o Corian, material nobre que valoriza a decoração


Ele já não é mais uma novidade, mas ainda não se popularizou por completo. Segundo Luciana Romeiro, gerente de marketing da Kitchens, o Corian é um tipo de revestimento que foi lançado nos Estados Unidos em 1967. Com 24 cores diferentes, sendo a branca a mais popular, é muito resistente e tem sido usado em substituição de outros materiais como granitos, mármores, aço inox, entre outros: "ele é sólido, não poroso, homogêneo e composto por, aproximadamente, 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais". Um dos mais populares e conhecidos é a DuPont, que produz o Corian com proteção antibacteriana e descreve o produto como "elegante, durável e higiênico", por ter cor uniforme, diferente das pedras, e superfície totalmente lisa e sem emendas.

O uso do Corian tem se tornado frequente na decoração, aparecendo principalmente em bancadas, cubas e até banheiras. O produto não é indicado, todavia, para o uso em pisos e rodapés, pois não aguenta o desgaste, mas "nos Estados Unidos e na Europa vemos paredes inteiras revestidas com o material", contou a arquiteta Andrea Parreira, do escritório que leva seu nome em São Paulo (SP).

Custo x benefício O Corian apresenta vantagens em relação a outros materiais como madeira, inox e pedras: não mancha com a mesma facilidade porque não é poroso, não tem emendas aparentes, não risca com facilidade e não propaga o fogo.

Resistente, ele não é recomendado para o uso em pisos e rodapés, devido ao constante desgaste que acontece nestas áreas. Além disso, com o Corian é possível obter cores uniformes e "é uma solução legal, porque dá para moldar o que quiser", contou Andrea.

No Brasil o produto pode ser encontrado em 24 cores distintas, segundo Luciana, que lembrou que o material permite a fabricação de cantos arredondados, evitando acúmulo de sujeiras. "O Corian pode ser termomoldado em moldes de madeira ou metal para criar objetos de design em 2D e 3D. Efeitos de relevo também podem ser criados com a técnica de moldagem por pressão. A translucidez do material é especialmente impressionante em cores claras, assim como em placas mais finas e muitos designers estão usando o Corian para criar luminárias ou efeitos de luz", contou.

Outra peculiaridade do Corian é o fato de ser termoagradável: ao tocá-lo, ele não se mostra gelado e o fabricante oferece dez anos de garantia contra defeitos da matéria-prima.

Conservação Prático, bonito e resistente. O Corian é um revestimento com muitas qualidades e que requer pouca manutenção para se manter sempre belo. "Tem que ter cuidado e evitar produtos ácidos e aqueles com cloro. O próprio fabricante recomenda usar apenas água e sabão neutro para higienizar o local", contou a arquiteta.

"Para remover pequenos riscos e sujeiras mais difíceis é recomendado usar o lado áspero da esponja de cozinha, com um limpador abrasivo. Todavia, se o acabamento do Corian for fosco, esse procedimento deve ser evitado", ensinou Luciana.

Embora seja bastante resistente, Andrea recomendou também que o proprietário evite retirar panelas fogo e deixá-las sobre a bancada do material, pois corre-se o risco de manchar o Corian: "por isso, muitas empresas que fazem cozinhas planejadas colocam um suporte ao lado do fogão para apoiar as panelas", explicou.

O revestimento também pode ser riscado, caso alimentos sejam cortados em sua superfície diretamente.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page